sexta-feira, 15 de abril de 2011

Por que sofremos?

Por que Deus permite o nosso sofrimento? Os servos de Cristo Jesus também têm suas dúvidas. Certamente suas frustrações são ainda mais fortalecidas com o sussurrar irônico e sarcástico do inimigo: “Onde está o Deus de Abraão, Isaque e Jacó? Onde está o Deus de Elias? Quem é o Deus de vocês?” Sem dúvida, estas são perguntas que nos vêem à mente quando somos atingidos por doenças, tragédias, ou injustiças sociais. Quase sempre usamos esta expressão: “Por que eu?” É a pergunta que parece estar estampada nos semblantes de milhares de pessoas, diariamente. São vidas confusas, sofridas e amarguradas pelas injustiças e fatalidades. É a pergunta que muitos insistem em fazer: Por que sofrem os bons? Por quê? Por que fiquei sozinho, sem o conforto da família e dos amigos? Por que Tu não nos destes respostas às nossas candentes orações? Por que tanta incredulidade da parte de gente que ouve e acompanha as cristalinas verdades da Palavra de Deus? Por que prosperam impunemente os exploradores da miséria de nosso povo? Por que tanta violência contra os inocentes? Por que tantos enriquecem as custas da miséria e morte de crianças indefesas? Por que tanta corrupção dos governantes de nosso país? Por que, Senhor, a Tua ira não chega para punir os malfeitores que se enriquecem às custas da desgraça alheia? Por que? Por quê?
Antes de mais nada, é bom lembrar que Deus não se propõe a responder os nossos questionamentos simplesmente para satisfazer às nossas inquietações e curiosidades. Ele não nos deve explicações. Não merecemos nada de bom da parte do Senhor. Tudo que temos e somos é pela Sua maravilhosa graça. Mas, ainda assim, o Senhor nos diz porque sofremos. Vamos pensar em duas razões de nosso sofrimento apresentadas pelo Senhor:
Primeiramente, “Por causa do meu (JESUS) nome” (Lc 21.12 b) – diz-nos o Senhor.
Por que sofrem os filhos de Deus, e o que não devemos fazer diante do mal que nos aflige? Algumas vezes nos deixamos abater e somos esmorecidos por não termos uma compreensão satisfatória deste assunto. Outras vezes somos levados a interpretações precipitadas e confusas, também devido a essa incompreensão.
Na verdade, tudo de bom ou ruim que nos acontece são meios através dos quais Deus trabalha conosco e em nós, visando um fim proveitoso e muito além de nossas expectativas. Como nos diz a Palavra de Deus em Hb 12.3-11. Observe o final do v. 10: “Deus, porém, nos disciplina para aproveitamento, a fim de sermos participantes da sua santidade”. Agora compare esse texto com 2 Pe 1.3-11. Veja o que nos diz Pedro nos vs. 4 e 10 desse texto: “pelas quais nos têm sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis coparticipantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo... Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum”. Deus está fazendo com que sejamos “participantes de Sua santidade” e “coparticipantes da natureza divina”; além de nos proporcionar o sentimento de confirmação de nossa eleição! Como Ele faz tudo isso por nós? Se observarmos o contexto, verificaremos que isso implica em obediência e submissão à soberania de Deus no sofrimento. É claro que isso não é muito fácil de se assimilar na hora da dor e da tristeza, mas creio que nos ajuda e nos conforta em saber que temos exemplos de pessoas que passaram algo semelhante ou muito pior do que o que nós estamos enfrentando, tendo obtido a vitória.
QUAL A FINALIDADE DO SOFRIMENTO?
Esta é a segunda pergunta com sua respectiva resposta da parte do Senhor Jesus: “Para que deis testemunho” ( Lc 21.13).
É fácil dar testemunho de bênçãos materiais quando somos agraciados com sucesso, dinheiro, ou posição social. Difícil, porém convincente, é o testemunho vivo de quem está morrendo por amor a Cristo, e por sua fidelidade a Ele, como Estevão, João Batista, Paulo. E, principalmente, tendo como nosso supremo exemplo o Senhor Jesus Cristo e Sua lealdade ao Pai até à morte, e morte de cruz.
“Somos peregrinos, incapazes de viver em plena felicidade, exilados da nossa Pátria. Procuramos um meio que nos ajude a terminarmos com nossas tristezas e a voltarmos a nossa terra natal”.[1]
Enquanto você está lendo esse texto, não deixe que a angústia e o sofrimento de sua alma, ou de seu corpo, provoque irritação e ira em seu coração. Peça a Deus para que lhe conceda o discernimento suficiente para entender a Sua voz e Sua majestosa e sublime vontade para sua vida. Peça para que Ele lhe faça entender qual seja o propósito específico pelo qual intercede. Peça-Lhe paciência e entendimento para suportar todas as coisas que lhe acontecem como fruto da soberana e santa vontade do Senhor. Ore em favor daqueles que lhe causam ou lhe provocam angústia e sofrimento.


Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

www.mananciaisdevida.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário